Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos
Bancários de Caratinga e Região

Rua João Pinheiro, 36, sl. 01, Centro, 30300-037 Caratinga / MG

(33) 3321-1184

seeb@bancarioscaratinga.org.br

Histórico

Home / Histórico

      Nos idos de 31 de janeiro de 1954, conscientes de sua responsabilidade profissional e corporativa, plenamente inseridos no contexto social e político da região, 81 bancários e bancárias iniciaram a construção deste nosso grande legado que é hoje o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Caratinga e Região, quando se reuniram para fundar a ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS BANCÁRIOS.

 

      As convicções do grupo eram tão fortes que já no dia seguinte, 01 de fevereiro de 1954 se realizava, sob a presidência provisória do Sr. Amantino da Silva Marreco, e a vice-Presidência de Paulo Romeu Júnior, foi realizada a primeira reunião oficial da entidade.

 

      Já em 31 de dezembro de 1955 o primeiro revés; marcada para a data uma reunião para a eleição de nova e definitiva diretoria, tal não aconteceu pois não houvera "quorum"! Entretanto, o fato não provocou o desânimo na categoria e em seus líderes; pelo contrário! Uma nova reunião foi marcada para o dia 08 de janeiro de 1956, enquanto se ampliava o trabalho de conscientização, apontando para a necessidade de criação e fortalecimento da entidade dos bancários.

 

      Na reunião, com casa cheia, foi aclamada a primeira diretoria como a capaz de levar avante o empreendimento e que resultou, no dia 06 de fevereiro de 1958 no reconhecimento tácito daquele obstinado grupo que, agora sim, transformara-se no SINDICATO DOS TRABALHADORES EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE CARATINGA, cuja primeira eleição de diretoria foi realizada em 28 de março de 1958, passando, a entidade, oficialmente, em 14 de julho do mesmo ano a se chamar SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE CARATINGA, conforme o registro nº 11.205.58.

 

      Nuvens escuras pairaram sobre as entidade sindicais de trabalhadores durante muitos anos; as entidades sindicais, principalmente de trabalhadores, sofreram com seguidas intervenções do governo autoritário que se implantou no país e a entidade dos bancários de Caratinga não ficou imune a este processo; o Sindicato teve sua CARTA retirada e queimada, impedindo o seu funcionamento normal, o que somente veio a acontecer no final da década de 60, mais especificamente no dia 15 de agosto de 1967, eis que uma Portaria - nº 1340 - do Delegado Regional do Trabalho de Minas Gerais deu posse a uma Junta Governativa que administraria o Sindicato, composta à época por José da Silva Pinto (Presidente), Glicério do Nascimento Pinto (Secretário) e Paulo Perón (Tesoureiro).

 

      A junta tinha como dever administrar a entidade e convocar, no prazo de 90 dias, novas eleições, o que não pode fazer pela efervescência dos fatos políticos da época.

 

      Apenas em 1976 houve, então, o pleito democrático para a renovação da diretoria da entidade e, num reconhecimento ao trabalho, à abnegação e à sua dedicação à causa dos bancários, foi eleito presidente o Sr. Glicério do Nascimento Pinto.

 

      A partir de então a entidade passou a ter vida regular e a participar de todos os eventos nacionais que diziam respeito aos bancários, tais como a firmatura de convênios, convenções e acordos coletivos, participação em embates nos grandes congressos e seminários promovidos tanto pela Confederação como pela Federação.

 

      O Sindicato cresceu e, ainda sob a presidência de Glicério Nascimento Pinto, deixou em 2001 de ter base apenas municipal, ampliando seus horizontes e a quantidade de representados.

 

      Presidido atualmente pelo bancário Evandelci Rodrigues de Almeida o Sindicato tem base territorial nas cidades de Caratinga, Alpercata, Alvarenga, Bom Jesus do Galho, Central de Minas, Conselheiro Pena, Divino das Laranjeiras, Dom Cavati, Engenheiro Caldas, Entre Folhas, Fernandes Tourinho, Galiléia, Inhapim, Ipanema, Itabirinha de Mantena, Itanhomi, Itueta, Jampruca, Mantena, Mathias Lobato, Mendes Pimentel, Nova Módica, Ouro Verde de Minas, Resplendor, Santa Rita do Itueto, Santana do Paraíso, São João do Manteninha, São José do Divino, Sobrália, Tarumirim, Tumiritinga e Ubaporanga, ratificada pela CERTIDÃO emitida pela Secretaria de Relações do Trabalho - Coordenação-Geral de Registro Sindical - do Ministério do Trabalho (que estampamos ao final).

 

      A sede do Sindicato está plantada na cidade de Caratinga (MG), que localiza-se a 19º 37´30´´ de latitude sul e 42º 09´00´´ de longitude oeste, ao leste do Rio Doce e à margem do Rio Caratinga, que nasce na Serra dos Turcos a aproximadamente 1250 metros de altitude e drena uma área de 133 Km2, auxiliando na formulação do clima ameno da cidade, que se encontra a 578 metros de altitude.

 

      Com uma população de quase 100 mil habitantes, a cidade sede do Sindicato está incrustrada numa das mais belas regiões das Minas Gerais, mais especificamente, na região de encosta do Planaldo Brasileiro, no trecho da Serra da Mantiqueira, e possui como uma de suas belezas naturais mais visitadas o Pico do Itaúna que, com seus 1.012 metros de altitude tornou-se um dos principais pontos de vôo livre de Minas Gerais.